Os impostos silenciosos
Mario Sergio Cortella
Cidadão desconhece a tributação indireta que lhe permite exigir
bom atendimento em escolas e hospitais públicos
É preciso pensar o papel do Estado como gerador de qualidade social, principalmente a partir da seguinte questão: quem é o proprietário do que é público? O adequado seria afirmar: o povo, mormente o "povão", que, por ser maioria, é o grande contribuinte. Ora, o "povão" não se coloca nessa condição porque acha que não paga impostos; aliás, ele se humilha no equipamento público porque não sabe que o financia. É por isso que o povo chama a escola do "governo", o hospital do "governo" e, portanto, de graça ou graciosamente.
O "povão" acha que não paga imposto, porque pensa que
imposto é só imposto direto, que é o imposto sobre renda e propriedade, o que
ele não tem. Os principais impostos diretos - como o Imposto de Renda (IR), o
Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU), o Imposto Territorial Rural (ITR) -
o "povão" não paga mesmo. Aliás, desses não são muitos os justamente
pagantes, dado que o IR grava especial e quase exclusivamente os assalariados,
o IPTU não é progressivo e há grandes isenções nas metrópoles, e o ITR ainda
não chegou próximo à justiça tributária em um país de latifúndios.
A questão é muito mais complexa. O "povão" acha que não
paga imposto, mas paga impostos indiretos que são os impostos sobre o consumo,
como o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e o Imposto sobre
Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Como a parcela extensamente
majoritária dos orçamentos públicos vem dos impostos indiretos, quem financia
os orçamentos? Quem consome. E quem consome? Todos.
Onde estão os impostos indiretos? No leite, no pão, no sapato, na
água, na luz etc. Vamos a um exemplo concreto: 1 litro de leite na padaria ao
lado custa R$ 1,10 e, neste preço, R$ 0,25 são impostos. Se eu ganhar R$ 1 mil
de salário por mês, eu pago R$ 0,25 de imposto; se eu ganhar R$ 10 mil de
salário por mês, eu pago R$ 0,25 de imposto. Se eu ganhar R$ 100 mil de salário
por mês, eu pago R$ 0,25 de imposto; se eu ganhar R$ 180 por mês, eu pago R$
0,25 de imposto. Como isso está no leite, no pão etc., etc., a conclusão é
óbvia: como a maioria do país é pobre, é esta que sustenta os orçamentos que a
ela não retornam em forma de serviços públicos adequados, configurando uma
espécie de estelionato.
E ele - o "povão" - acha que não paga imposto. Tanto que
vai à escola pública e é muitas vezes desprezado na fila; vai ao hospital
público e fica deitado na maca no corredor. O "povão" está pagando. A
criança reclama da merenda na escola e um colega nosso fala assim: "Mas
esse povinho come de graça e ainda está reclamando" ou, no hospital,
"esse povinho recebe atendimento de saúde gratuito e ainda está reclamando,
quer leito bom, quer remédio de graça". De graça? Aquilo está pago! E
muito bem pago!
Por isso, a violência mais forte é a não-compreensão de todas
essas coisas, o não-esclarecimento de que, se o cidadão paga imposto, ele tem
esse direito e, acima de tudo, é seu direito ser proprietário do que é público.
*Professor de pós-graduação em Educação (Currículo) da PUC-SP.
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texto, como, por exemplo: a forma que o Estado vem exercendo seu papel (vide
art. 1.ºe seu parágrafo único, e art. 3.º da Constituição); o povo como
"proprietário" e responsável pela coisa pública; a justiça ou
injustiça fiscal no nosso país; a qualidade e transparência dos gastos
públicos; e a necessidade de controle social e cidadania.
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descrito no texto, utilizando-se da Educação Fiscal?
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